TERRITÓRIO DAS JUVENTUDES

O Centro de Referência da Juventude de BH é o primeiro aparelho público direcionado especificamente para o segmento jovem em Minas Gerais com o objetivo de promover atividades de cultura, lazer, esporte, educação, formação profissional, dentre outras, voltados para o público de 15 a 29 anos.

Para o Território das Juventudes o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN-BH 2019 programou ações realizadas pelos jovens que frequentam e criam seus trabalhos nesse espaço comum e ações que dialogam com essas produções.

A Mostra CRJ contempla trabalhos em diferentes linguagens artísticas, como artes visuais, cinema, teatro e dança.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO!

 

19/11 – TER

 

Black Bloc Com Grupo Identidade (MG)

 

Grupo-Identidade-divulgacaozz

Horário: 19h

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ – Arena Denis Barracuda

Classificação: livre

“Black Bloc”, do Grupo Identidade (BH) é uma performance que revela dois Brasis distintos: o de quem tem direitos e o de quem não tem. O grupo convida o público do primeiro Brasil a reconhecerem seus privilégios e àqueles do segundo Brasil, a lutarem por seus direitos. A arte como denúncia, a favor de UM Brasil que se situa e se orgulha de sua Amefricanidade.

 


 

20/11 – QUA

 

PROJETO HÍBRIDUS Com participação da Cia Fissura (MG)

 

PROJETO-HÍBRIDUS-créditos--lentes-de-luazz

Horário: 19h30

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ – Arena Denis Barracuda

Classificação: livre

Aberto a dançarinos com diferentes habilidades, o projeto Híbrido mistura aprendizado e divertimento. Nessa atividade, o projeto convida a Cia Fissura para um “aulão de dança” repleto de diversidade.

 


 

21/11 – QUI 

 

Show Sérgio Pererê (MG)

 

Sérgio-Pererê_-Athos-Souza03zzcena_plural_cor

Horário: 19h

Local: Centro de Referência da Juventude – Arena Denis Barracuda

Endereço: Rua Guaicurus, 50 – Centro

Classificação: livre

Do djembé à guitarra, do charango à rabeca, Sérgio Pererê é um multi-instrumentista, com destaque para o trabalho como percussionista. Trata-se também de um intérprete de timbre peculiar, melódico e potente, que adota no palco uma persona artística magnética. Soma-se a isso o compositor profundo – mas que não se perde em hermetismos – cujas composições já foram gravadas por nomes como Ceumar, Titane, Faibana Cozza, Eliana Printes e Maurício Tizumba.

 

Baile das Panteras – Vogue (MG)

 

Baile-da-Pantera_Divulgaçãozz

Horário: 20h30 às 23h

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ – Arena Denis Barracuda

Classificação: livre

O “Baile da Pantera Negra” é uma disputa de dança que celebra o vogue, a cultura Ballroom e a cultura negra em Belo Horizonte. Para a edição 2019 do FAN-BH, a Ball será inspirada no filme “Pantera Negra” e pretende trazer toda a força e poder dos reis e rainhas de Wakanda, reunindo pessoas da comunidade LGBTQI+ para competir por prêmios relacionados à dança, à arte drag, às roupas e à maquiagem.

 


 

22/11 – SEX

 

Mostra Projovem – Cinema 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projovem

 Horário: 14h às 16h

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ – Auditório

Classificação: livre

EU, PEDREIRA de Projovem e Renca

Classificação: livre

(Brasil | 2019 | Documentário | 90 minutos)

Eu Pedreira é um documentário que foi gravado entre Setembro de 2018 e Agosto de 2019 na Pedreira Prado Lopes. O Documentário narra histórias contadas pelos olhares dos ex moradores e moradoras da PPL. EU Pedreira se baseia no olhar daqueles que encontram na PPL Lazer, cultura, esporte, convívio social.

 

 

Slam das Manas e “EU”, de Jeiza Fernandes (CIRCO NEGRO) e participação de Roseane Correia (MG)

 

 Captura-de-Tela-2019-11-05-às-14.51.08zz

Horário: 19h30

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ – Arena Denis Barracuda

Classificação: livre

“SLAM MANAS MG” é uma competição de poesia falada, feita com jurados, notas e plateia. A organização é composta apenas por mulheres, assim como a disputa, que é aberta àquelas que desejam participar usando a voz, o corpo e a palavra como forma de resiliência e protagonismo, sem usar elementos de palco na apresentação. Para a edição do FAN-BH 2019 não haverá disputa.

 


 

23/11 – SÁB 

 

Oficina Cinema e o Espelho: experiências, olhares e registros, com Evelane Moraes (SP)

Data: 23 e 24/11, sáb| Horário: 9h30 às 12h

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ – Auditório

Endereço: Rua Guaicurus, 50 – Centro

 


 

MOSTRA PRÓ-JOVEM

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projovem é um serviço da Proteção Social Básica, realizado pela OSC Grupo de Desenvolvimento Comunitário em parceria com a SMASAC – Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. No Serviço são oferecidas atividades e oficinas experimentais que possibilitam que os jovens participem de vivências artísticas e educacionais/pedagógicas. A Mostra Cultural vem revelar as diversas interpretações artísticas, afirmações de identidade e uma multiplicidade de olhares, posicionamentos e discursos desses jovens participantes do Serviço.

AmarrAções: Juventude, Territórios e Identidades — PROJOVEM (MG)

Data: 18 a 24/11 – seg a sex | Horário: 9h às 22h

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ – Galerias

Classificação: livre

Mostra cultural que traz a multiplicidade de olhares, posicionamentos e discursos dos jovens participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A mostra reúne trabalhos em diferentes linguagens, como fotografias, poemas, encenações, coreografias, músicas, murais de grafite e pintura, telas, vídeos que apresentam um contraponto às representações do senso comum que associam a juventude das vilas e favelas à exclusão, violência e miséria.